Imaginação Criativa para prosperar

 Beautiful-Example-Of-Imagination-Art-Photos

Existe apenas uma realidade e podemos aprender a viver e pensar de acordo com suas inclinações.
Quando somos capazes de fazer isso, a infelicidade , os aborrecimentos e problemas comumente experimentados por pessoas que têm o conhecimento ofuscado e a confusa, deixará de existir.

Independentemente de sua situação atual na vida, você tem o potencial para ser totalmente consciente e usar sábia e eficazmente os poderes mentais excepcionais, além de habilidades funcionais que vão permitir que a vida seja vivida como é justo que você a viva.
Reconheça o fato de ser um ser espiritual imortal ; pense e aja de acordo com esse entendimento.

Escolha ser espiritualmente consciente , saudável, feliz , próspero e
livremente expressivo de forma que sua vida melhore.
Imagine o que é possível e experimente-o.
Você pode fazê-lo.
Roy Eugene Davis

Você pode remover ou superar qualquer obstáculo para viver de forma eficaz e se expressar livremente.
Porque você é um ser espiritual , você já tem a capacidade de remover ou transcender todas as condições limitantes que podem ter sido , até agora, um obstáculo a seus esforços para viver livremente , feliz e eficaz. Enquanto você supera as suas dificuldades , os recursos necessários e eventos de apoio , as circunstâncias e relações para o seu bem maior será fornecido de forma espontânea e seu crescimento espiritual será rápida e satisfatória.

Cultive a consciência espiritual
A falta de entendimento é o principal obstáculo para o crescimento espiritual. Substitua a ignorância com a intuição em sua verdadeira natureza e na relação com o infinito. Você é uma unidade de um campo de consciência (Deus). Medite nisso até entender este conceito. Apesar de acreditar que é útil para perceber estas verdades ( conhecê-los e experimentá-los ) é uma fonte de redenção como restaurar a consciência da alma em plenitude. Esqueça a noção equivocada de que há uma separação entre a realidade espiritual e material. O universo é uma manifestação das forças cósmicas que são emanadas e apoiadas por um único campo de consciência.
Cultive a consciência espiritual , usando seus poderes de inteligência e intuição para discernir a diferença entre a sua essência , estados ordinários de consciência (nebulosos e fragmentados) e os vários estados de espírito que às vezes pode experimentar. Observe a distinção entre você ,como observador , e o que você observa. É só o hábito de se identificar com os estados mentais alterados e fenômenos objetivos que causa e sustenta a ilusão ( equívoco ) de uma existência independente . Substitua este hábito problemático com outro libertador de ter uma constante e divina recordação do ser divino e uma consciência de Deus.
Medite diariamente até atingir o estágio de super- consciência e ,em seguida, entre num profundo silêncio. Quando a sua consciência atingir a clareza , o seu conhecimento inato do campo de consciência e de seus processos , fará com que o véu caia. Emergerão poderes excepcionais de percepção e habilidades funcionais extraordinários. Você verá que tudo que você pode imaginar vividamente e acreditar como verdade, pode se manifestar de acordo com as leis da natureza , expressa ou experimentado .

Use e desenvolva suas habilidades mentais
O poder de percepção, a sensação ilusória de identidade (ego) , a faculdade da inteligência e da mente são os quatro aspectos da consciência individualizada. Sua mente emana de você. Ela registra e processa as percepções e é superior ao cérebro. Sua mente é misturada com (e é também uma parte da …) a mente cósmica onipresente que responde aos estados mentais aceitos ou que deixa prevalecer em você, os pensamentos que você tem , os desejos e aspirações.,
Alguns condicionamentos mentais causam problemas como : confusão, agitação, dúvida , pessimismo , fantasia , ilusão, equívocos e incapacidade de concentração, juntamente com influências subliminares ( além do limiar da consciência ) , tendências e influências externas . Esses condicionamentos embassam e fragmentam a conscientização , contribuindo assim para o pensamento irracional. Elimine a confusão adquirindo informações precisas e cultive o hábito de pensar racionalmente. Substitua a agitação com o contentamento da alma.
Substitua a dúvida com a auto-estima, auto-confiança e fé. Renuncie ao hábito de ser pessimista cultivando o otimismo , esperando sempre o melhor resultado para todas as situações. Imagine e antecipe o seu bem maior e crie circunstâncias ideais em sua vida.A fantasia é imaginação não controlada. Evite as fantasias, com a ajuda do pensamento racional e do domínio da atenção e dos estados mentais.

As percepções erradas são ideias , opiniões ou crenças estão equivocadas. Algumas delas podem ser:
• Nós somos seres materiais em vez de almas que são expressas através de uma mente e um corpo.
• Deus não existe . Deus existe, mas não está envolvido nos assuntos humanos. Deus é uma pessoa cósmica. Deus não pode ser conhecido ou experimentado . Deus recompensa as pessoas boas, pune os maus e cria para nós, os desafios a serem superados , a fim de nos fazer crescer .
• Há uma força do mal que causa infelicidade e leva as pessoas a fazer coisas ruins .
• Estamos limitados pelas características herdadas das experiências infelizes que tivemos , por falsas informações que adquirimos durante a infância ou mais tarde, karma (condicionamento subconsciente ) , pelas influências planetárias, pelo nosso sexo ou pela nossa raça , por nossas características étnicas e culturais , condição social, política e econômica .

Adquiri conhecimentos válidos ( lógicos ou verificados) . Não considere ideias, opiniões e crenças que não são baseadas em fatos. Evite ilusões através da observação intuitiva e análise do que é observado , pensado, ouvido ou experimentado
A incapacidade de se concentrar pode ser devido à falta de um interesse , por agitação emocional e mental, por descanso insuficiente , por fadiga ou debilidade física , pela falta de auto-disciplina ou uma relutância em usar a força de vontade. Substitua a indiferença pela curiosidade pela vida. Cultive a paz de espírito e emocional. Descanse o suficiente. Viva de forma saudável . Discipline seus pensamentos , humores e comportamentos. Evitando qualquer atitude e comportamento egoístas . Seja uma pessoa firme nos pensamentos e ações.

Existem quatro categorias de influências subliminares que podem causar problemas:
1- Condicionamentos ou inclinações adormecidas, que podem ou não tornar-se ativo em um futuro próximo ou distante .
2- Influências fracas para as quais é fácil resistir .
3- Influências mais fortes as quais se pode resistir com determinação , força de vontade eo cumprimento intencional de ações construtivas .
4- Influências que permitem determinar os estados de consciência , pensamentos, sentimentos e comportamentos.
O que se percebe , se sente ou se pensa , é impresso no nível subconsciente da mente como uma recordação. Referindo-se à nossa memória , podemos estar cientes dos acontecimentos do passado e adquirir conhecimento.
A capacidade da mente de gravar e armazenar as impressões também nos permite adquirir hábitos de pensamentos construtivos e de se comportar e executar ações de rotina , sem ter que pensar em como fazê-las intencionalmente .
Mesmo impressões mentais que causam problemas podem ser adquiridas. Se queremos viver em liberdade , essas impressões mentais devem ser enfraquecidas, ou devem tornar-se inofensivas e serem transcendidas. Se você permitir que elas sejam influentes, poderão manifestar tendências viciantes , comportamentos e pensamentos perigosos ou imprudentes e inapropriados.

Quando você permite que as influências subconscientes a prevaleçam , elas podem tornar-se muito fortes. A maneira mais eficaz para enfraquece-las e neutralizá-las é :

1- Cultivar uma atitude objetiva e não- emocional em relação às influências
2- Substituí-las por meio da implementação de ações , pensamentos e sentimentos construtivos.
3- Alimentar a consciência espiritual que lhe permitirá transcendê-las
4- Praticar a meditação superconsciente, a fim de acalmá-las e remover temporariamente a sua atenção dessas influências. As influências mentais negativas são aos poucos (e às vezes rapidamente) enfraquecidas quando a mente está purificada ou iluminada. Os estados supraconscientes também permitem discriminar e experimentar a diferença entre elas e os estados ordinários de consciência . Com a prática, você será capaz de manter um estado superconsciente durante as circunstâncias de todos os dias. A super-consciência, misturada com os estados ordinários de consciência e os processos mentais , tornam-se progressivamente dominantes , culminando com a iluminação da mente e no esclarecimento de consciência até o estágio de consciência cósmica.
Evite por exemplo , sentir ou pensar que não pode ajustar seus estados mentais, pensamentos, estados de espírito ou comportamentos. Porque você é um ser espiritual relacionado com a experiência humana, você é superior à sua mente e seus conteúdos. Você pode escolher de observar, pensar, sentir e agir de acordo com o conhecimento útil que você adquiriu , e seu conhecimento inato ficará disponível de uma forma mais evidente , enquanto você continua a despertar através dos estágios de crescimento espiritual.

Observe suas memórias de uma forma objetiva . Lembre-se dos eventos agradáveis e das belas experiências , sem se concentrar por muito tempo a atenção sobre eles. Lembre-se de suas ações anteriores de sucesso e, se necessário , repita -as para viver de forma eficiente.

Se memórias de má sorte, ou traumas, despertam a sentimentos de vergonha, culpa ou perda, sentimento de não merecer algo ou alguma dor, estabeleça um acordo com esses acontecimentos do passado e libere os pensamentos e sentimentos associados a essas memórias debilitantes . Se o impacto emocional é realmente irritante ou perturbador , enquanto você observa a memória que desencadeia essa resposta, inspire e expire profundamente , até alcançar novamente um estado de calma e objetividade. Respire profundamente e o prazer físico que deriva desta respiração consciente , de alguma forma, enfraquece e neutraliza a condição emocional de equilíbrio.

Se a respiração profunda não restaurar um estado de espírito mais objetivo e menos emocional , caminhe rapidamente por vinte minutos ou mais , prestando atenção ao que acontece ao seu redor, até você se sentir renovado e um pouco ” mais alegre”. Outra possibilidade é praticar outras atividades físicas concentrando nelas a sua atenção e que desencadeiem sentimentos de prazer : fazer exercício ao ar livre com pesos leves , fazer exercícios de relaxamento muscular, nadar, jogar golfe ou tênis , praticar hatha yoga ou tai chi . Concentre sua atenção e ações em seus deveres pessoais e em atingir metas importantes que têm valor para você.

Ações agradáveis e construtivas substituiem sentimentos perturbadores associados com as memórias de má sorte, fracasso, perda e luto . Em breve você vai ser capaz de se relacionar com todas as suas memórias , sem ter qualquer reação mental ou emocional indesejada. A força psíquica (alma) que foi previamente identificada com as memórias que produziram uma sensação de desconforto e escondiam a sua consciência , será abandonada e utilizada para fins construtivos .

Mantenha a estabilidade emocional
As emoções são respostas subjetivas a pensamentos ou circunstâncias externas. Elas também podem despertar sentimentos fortes e mudanças fisiológicas . A estabilidade emocional é necessário para o pensamento racional e saúde física. Sentimentos de felicidade, amor, gratidão , compaixão , auto-estima, segurança , auto-confiança e satisfação, são completos e construtivos. Sentimentos de infelicidade, forte antipatia , inveja, ciúme , sentimentos de não merecer nada , insegurança, complexos de inferioridade , incompetência e insatisfação, são incompletos e destrutivos.
Substitua sentimentos negativos com pensamentos corretos e as atitudes mentais negativas com atitudes positivas .
Cultive a felicidade da alma. No âmago do seu ser você é feliz e está em paz com seu conhecimento da Essência e de Deus. A confusão só pode existir na superfície da consciência . Escolha por manifestar as suas qualidades inatas.
Seja grato pela sorte que você tem neste momento e pela oportunidade de aprender e crescer até atingirem uma maturidade espiritual e emocional.
Demonstre compaixão pelos outros e por todas as formas de vida. Respeite a sua verdadeira natureza e sua essência espiritual . Esforce-se em viver a partir do coração do seu ser. A sua segurança e seu bem-estar dependem do seu conhecimento e consciência de unidade com a plenitude da vida que lhe mantém. Faça o seu melhor, seja responsável pelo seu bem-estar , permitindo à vida de alimentá-lo e fornecer o necessário para você.
Cultive a auto-confiança e auto-estima , permanecendo centrado na alma e tendo fé em Deus , em vez de pensar que a sua sensação ilusória de si mesmo é o que você é .
Aproveite a satisfação resultante do justo pensar e o direito de viver sem estar ligado à sensação produzida por suas ações eficazes ou os resultados que eles produzem.
Se às vezes você se sente apático – sem sentimentos, mentalmente deprimido , ou preguiçoso – pratique ações construtivas que despertam emoções positivas , pensamentos positivos e que dão energia ao seu corpo.
Viva com um propósito e tenha entusiasmo. Você é um ser espiritual imortal , vivendo como é certo que você viva.

Cultive a saúde física e vitalidade
Uma longa vida , saudável e com um propósito, irá permitir-lhe atingir seus objetivos de valor nesta encarnação , incluindo o principal objetivo de sua vida , que é ser auto-realizado e realizado em Deus.

Cultive a saúde física e vitalidade: mantenha sua consciência espiritual, paz mental e estabilidade emocional. Acrescente à sua rotina atividades bem regulares e horas de descanso, durma suficientemente , pratique exercícios físicos com regularidade, escolha uma dieta relativamente baixa em calorias, mas rico em nutrientes ( Os alimentos vegetarianos são os mais saudáveis ) . Evite o excesso de peso .

Para fortalecer seu sistema imunológico :

• Siga as instruções na seção anterior.
• Mantenha uma atitude mental positiva . Pessoas otimistas tendem a ser mais saudáveis do que aqueles que não são .
• Mantenha as suas forças vitais . Não desperdiçá-las falando muito, interagindo socialmente de maneira excessiva ou desnecessária , dormindo pouco ou se preocupando com assuntos sem importância .
• Pratique a meditação diária para relaxar profundamente , para reduzir o estresse e estimular o sistema imunológico.
• Evite o contato com substâncias químicas nocivas e outras substâncias tóxicas , bactérias e vírus perigosos . Lave as mãos antes de preparar ou comer alimentos.

Se você precisar de cura, cultive uma ” consciência de saúde ” e faça tudo o que for necessário para obter a cura que você precisa.

Escolha condições ambientais ideais

Viva em um ambiente limpo e tranquilo. Tire os sapatos quando você entrar em sua casa ou no seu apartamento. Separe um espaço privado, para ser usado apenas para a meditação e reflexão profunda. Quando você estiver ali, afaste sua atenção das preocupações mundanas .

Sempre que possível , escolha um ambiente de trabalho com colegas harmoniosos. Às vezes é preciso estar em um ambiente desagradável ou as circunstâncias e relacionamentos não estão harmoniosos . Até que possamos melhorar as condições , ou distanciar-nos de tais situações, suporte com paciência , sem reclamar . Não permita que nada nem ninguém perturbe a sua paz interior , sua auto- consciência, e consciência de Deus.

Quando eventos desagradáveis de caráter social ou económico acontecer, mantenha sua calma interior. Se estes eventos requerem que você tome decisões ou ações execute-as , faça tudo com calma e racionalmente. Os eventos aparecem e desaparecem na tela de tempo e espaço. Todas as circunstâncias mundanas estão sujeitos a alterações .

Meu guru, Paramahansa Yogananda , instruiu a mim e a outros a enxergarmos o drama da vida com discernimento e interpretar nossos papéis com habilidade e sabedoria. Comportando-se dessa maneira, aprendemos com a experiência como viver de forma eficiente, em harmonia uns com os outros e com os processos da natureza . Nós aprendemos a compreender as leis impessoais e universais de causa e efeito , e como cooperar com eles para o bem maior , nossa e cada pessoa .
Cultive relacionamentos pessoais alegres , simpáticos e esteja atento às necessidades dos outros.

Afirme com forte intenção :
Estável no conhecimento de minha verdadeira natureza e de minha relação com o infinito , eu escolho por remover ou elevar-me acima de todos os obstáculos que podem me impedir de viver de forma eficiente e de me expressar livremente.

Palavras para saber

Absoluto : puro , perfeito.

Capacidade: habilidade de receber , armazenar ou absorver. Uma medida dessa capacidade . A quantidade máxima de algo que pode ser contido.

Compaixão: interesse sincero pelo sofrimento dos outros , juntamente com a necessidade de ajudar o próximo ou aliviar o sofrimento dos outros .

Contemplar: refletir ou olhar para algo , pensativo .

Criativo: a capacidade de criar ou de ser produtivo , especialmente usando a imaginação.

Deus: a única realidade. A puro e absoluto não tem atributos . O aspecto manifestado tem atributos que permitem a expressão e a manifestação cósmica .

Ego: a sensação ilusória de si mesmo, que não é a verdadeira essência do ser

Fé: firme e seguro na crença na verdade e no valor de uma ideia, processo ou coisa. A crença não se baseia em provas ou material lógico. Convicção espiritual .

Graça: influência de apoio que se expressa em nós e no campo da consciência onipresente .

Felicidade: estado caracterizado por boa sorte, satisfação e prazer

Imaginação: a capacidade de formar uma imagem mental ou conceito de algo que ainda não existe ou não é recebido no momento.

Intelecto: a faculdade mental de discernimento

Intuição: a capacidade inata de perceber (ou saber) diretamente , independentemente dos sentidos

Meditação: a retirada consciente de atenção das condições externas e dos sentidos , das emoções e dos processos mentais , com o objetivo de tornar clara a consciência e experimentar a auto-realização e realização de Deus

Mente: a faculdade que processa as percepções , a vontade , os pensamentos, a memória , as emoções e a imaginação. Usada para pensar e colocar o conhecimento em prática. Nossas mentes são unidades de uma mente cósmica universal , que é sensível aos pensamentos e estados de consciência. Os nossos estados de consciência e os nossos estados mentais determinam nossos pensamentos , humores e comportamentos.

Prosperar: ter sucesso em tudo. A prosperidade é naturalmente experimentada quando os aspectos mentais , físicos, emocionais e ambientais de nossas vidas estão harmoniosamente integrados .

Sé: a essência do nosso ser. Uma unidade do campo da consciência suprema.

Alma: uma unidade de consciência pura ( o Self) que está inconscientemente ou por escolha, identificada com os estados mentais alterados , com as emoções e percepções sensoriais , de modo a garantir que a sua consciência está nublada e fragmentada.

Superconsciência: clara consciência que está além do consciente , do sono e dos estados ordinários de consciência.

Transcendente: refere-se a base central do conhecimento. Maior do que pensamentos e idéias comuns. Transcender significa ultrapassar os limites comuns. Quando a mente está calma e as emoções são passivas, a imaginação criativa focada nos permite transcender os pensamentos e sentimentos de limitação.

Saúde: uma condição geral de bem -estar ideal
Fonte: Adaptado do livro de Roy Eugene Davis – a imaginação criativa

Elimine a falsa crença de que há uma separação entre a vida espiritual e material. Realize suas tarefas com habilidade. Todo o trabalho construtivo é purificador , se feito com a motivação certa . Se, às vezes você não conseguir atingir seus objetivos, não desanime , porque este é o melhor momento para semear as sementes do sucesso.
Expresse suas qualidades anímicas ilimitadas em tudo que faz .
Paramahansa Yogananda

Agradecemos de coração a amiga Ana Nardini pela tradução.
www.ananardini.blogspot.com
http://somostodosum.ig.com.br/p.asp?i=11355

Fonte: Tratto dal libro di Roy Eugene Davis – L’Immaginazione Creativa
Fonte immagine: www.stuffkit.com

Articolo in italiano